Quem nunca deixou alguma coisa queimar na panela que atire a primeira pedra. É bem aquela coisa: coloca a água no arroz, vai pra sala assistir à novela e esquece da vida, até aquele cheiro pavoroso chegar até onde você está.

Dá raiva, eu sei, mais de ter que fazer tudo de novo do que do desperdício em si. Já queimei o arroz três vezes porque fui arrumar a casa e simplesmente esqueci que tinha panela no fogo (o auge do estresse, pois é). Lembro que em todas elas eu corri para a internet para pesquisar alguma forma nova e mais eficaz de tentar salvar a mancada.

ARROZQUEIMADO

Encontrei várias dicas e testei três diferentes. Uma melhor que a outra. Anota aí:

DICA 1:
Tire a panela do fogo, coloque em cima de um pano molhado com água fria e deixe por até dez minutos. Retire o arroz não queimado da panela e coloque em outro recipiente.
Minha constatação: tirou o gosto mais forte, mas ainda deixou aquele retrogosto ruim. Mas quando o prejuízo é pequeno, pode funcionar melhor.

DICA 2:
Desligue o fogo e coloque meia maçã dentro da panela e tampe. Deixe ali quietinho por dez minutos. Aí é só retirar o não queimado e pronto. Tem gente que faz com cebola sem casca (dizem que também dá certo).
Minha constatação: quando fiz esse teste não tinha queimado tanta quantidade assim, mas deu pra sentir bastante diferença.

DICA 3:
Tire a panela do fogo. Pegue uma fatia de pão branco, coloque em cima do arroz e tampe a panela. Dez minutos depois, tire a fatia e coloque o arroz salvo em outro refratário.
Minha constatação: a melhor de todas as táticas. Tirou 100% do gosto e do cheiro de queimado da panela.

Simples assim!

Mas as panelas ficaram com aquelas manchas pretas? Deixe-a de molho com um pouquinho de bicarbonato de sódio de um dia para o outro. Aí é só lavar normalmente, que ela fica novinha em folha! 🙂

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s