Pra fazer bonito: ninho de batata

Morar sozinha é ter que se virar nos 30 dia sim, dia também. Inclusive na cozinha.
Sim, eu sei que às vezes a preguiça é tão grande que parece que todos os supermercados da cidade (inclusive aquele que fica na esquina da sua casa) estão a mil quilômetros de distância. Quando isso acontece, geralmente temos duas saídas: delivery ou dar um jeito com o que tem na geladeira.

Eu sempre prefiro a segunda opção. Uma porque eu gosto de cozinhar, duas porque detesto ver coisas estragando na geladeira ou na despensa. Nesse fim de semana, por exemplo, a situação era a seguinte: tinha à minha disposição quatro batatas, carne moída, um pouco de queijo ralado, uma cebola e um tomate. Podia até fazer uma torta, mas a quantidade de tudo era insuficiente. Podia simplesmente fazer um purê com carne moída, mas queria servir de uma forma diferente e reinventada (pra agradar o namorido, sabe como é, né?).

Aí pensei em fazer “ninhos” de batata com carne. E o resultado foi ótimo, por isso, aqui vai a receitinha pra você fazer para aquelas visitas esperadas e inesperadas que te pegam com a geladeira desprevenida.

Para o purê:
– 4 batatas
– uma colher de sobremesa de margarina
– leite
– sal
É como fazer o purê normalmente. Cozinhe e amasse bem as batatas. Quando elas ainda estiverem quentes, acrescente a margarina e um pouquinho de leite. Salgue a gosto. O segredo aqui é não deixar o purê muito mole para facilitar a formação do “ninho”.

Para a carne:
– 400g de carne moída
– 1 cebola
– 1 tomate
– tempero a gosto
Frite a cebola, refogue a carne e tempere à vontade. Eu costumo usar alho, mostarda, tempero verde, cebolinha e sal. Quando a carne estiver pronta, coloque o tomate picado (sem as sementes), misture e apague o fogo. A ideia é não deixá-lo desmanchar.

Aí vem a parte divertida: unte a forma com um pouquinho de azeite de oliva e queijo ralado. É ele que vai impedir que o purê grude na forma na hora de servir. Faça pequenos ninhos com o purê, com a ajuda de uma colher grande. Pegue uma colher de café e faça um buraco no meio do ninho e retire o purê do centro. Aí é só preencher o espaço com a carne refogada e finalizar com queijo ralado por cima.

Depois de 25 minutos no forno, em temperatura média, sirva! Azeite de oliva por cima e a-ta-car!

batata4

Anúncios