Escolher as cores da casa é um trabalho muito divertido, mas ao mesmo tempo ingrato. São tantas cores e tendências lindas disponíveis hoje que dá um nó na cabeça da gente. Se arrepender da escolha, enjoar do tom, ter retrabalho… Ou ainda, você talvez até pinte a sua parede de uma cor diferente, mas não sabe por qual caminho seguir com o restante da casa a partir disso. Isso acontece com você?

Aconteceu comigo também. O mais importante é saber que isso faz parte do processo. São poucas as pessoas que acertam de primeira. Geralmente, chegar onde realmente queremos e gostamos exige experiências, pesquisa e paciência (afinal, tem uma questão de bolso também). Mas alguns pontos podem nos ajudar bastante nisso. E aqui vão algumas dicas:

sdasdasdasd
Pinterest e Instagram são ótimas fontes de inspiração. Vá arquivando no seu celular ou no computador os ambientes preferidos até ter um número considerável de referências. Depois, analise: a maioria dos ambientes têm paredes claras e acessórios coloridos ou é tudo muito neutro? As bases são neutras e os detalhes coloridos ou o contrário? Quais cores essas imagens têm em comum? Depois dessa análise, você está apta pra escolher a tendência e o padrão que poderá ser incorporado na sua casa.

50fc67905a4fbdf0a92f7f4fd0251f7d
A regra é bem simples: tudo exagerado fica over. A saída é quebrar tudo o que é demais com o inverso. Por exemplo: se a sua cozinha tem paredes claras e os eletrodomésticos e armários neutros, o colorido pode ficar por conta dos objetos. Se a sua sala de estar tem móveis cheios de cores vivas e fortes, quebre com almofadas, tapetes e itens mais neutros.
Assim, você dá respiro ao ambiente, um descanso bom para os seus olhos e evita que o local fique pesado e cansativo.

530b29c93238a89b5d004e18dd1a582b
Não é só porque a parede da sua sala é azul que todos os itens de decoração precisam destoar dessa cor. Afinal, repetir cores cria simetria, além de um design forte e preciso. Você pode ter almofadas também azuis e objetos do mesmo tom no hack da TV, na mesa de canto ou de centro, por exemplo. Nesse exemplo aqui de cima, a repetição se dá com o laranja: nas flores, quadros, almofadas, manta e mesinha de centro.Em todos os outros ambientes da casa pode ser aplicado a mesma regra!

Viu como não é nada complicado? Você só precisa de bastante pesquisa e paciência! 🙂

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

2 replies on “Como escolher as cores da sua casa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s