Quem mora sozinha sabe que esse é um grande desafio na vida da gente. Aprendemos algo novo todos os dias, superamos desafios, lidamos com sentimentos, e nos surpreendemos com a possibilidade de viver um universo novo. Sim, porque ter uma casa e ser responsável pela manutenção dela é um mundo paralelo. O trabalho pode estar cheio de estresse, o relacionamento pode entrar em crise, mas a nossa casa é o local onde precisamos de paz, harmonia e descanso.

Há um tempo atrás, uma amiga do trabalho me passou o link de um cartum que era a cara do blog. Quando abri o link, levei um susto. Além de ter o mesmo nome, era MUITO a cara do blog.

Chiquisland CORP. UOL Mulher. Reprodução.

Aí, vi que se tratava de uma galeria de cartuns do Chiqsland CORP, lá no UOL MUlher. Fui vendo cartum por cartum e dava risada com a maneira que ela retratava a nossa realidade feminina como um todo: em casa, no trabalho e em todos os parâmetros da vida. Fiquei tão entusiasmada, que fui atrás da autora e encontrei a Fabiane Langona, gaúcha de Porto Alegre.

Chiqsland CORP. UOL Mulher. Reprodução.

Chiqsland CORP. UOL Mulher. Reprodução.

Mandei um e-mail pra ela, e ela, queridíssima, me respondeu. Batemos um papo rapidinho, me contou que estava de mudança para o Rio de Janeiro, como surgiu a ideia de criar o Chiqsland CORP e o que a inspira para criar esse trabalho sensacional. Dá uma olhadinha:

Quando tu descobriste esse talento todo?
>> Minha trajetória como autora foi sempre um processo de autodescoberta que acabou por dar certo profissionalmente. Amo o que eu faço porque também me faz muito bem!

O que te inspira para criar? Experiências próprias? Experiências do público que te acompanha?
>> Um pouco da vivência humana alheia – essas coisas que tem seu lado mágico apesar da banalidade em que são colocadas no dia a dia – filtrada pela minha própria e pelas minhas referências imagéticas.

E o Chiqsland CORP? Surgiu como?
>>Bom, o Chiqsland CORP não deixa de ser minha casa também. Meu primeiro blog, criado lá em 2006 e que segue até hoje. A jovem eu tinha muita vergonha de publicar quadrinhos na internet, me sentia exposta, insegura. Até que com um empurrãozinho de amigos tomei coragem e cá estou.

Tu falaste que acabou de mudar de cidade, como que tu encara essa “repaginada na vida”?
>> Uma fase bastante difícil no que se refere a romper com hábitos, tomar coragem pra buscar algo mais sem a certeza de que as coisas vão dar certo. Outro clima, outras pessoas, a busca incessante pelo apartamento que ainda não apareceu, a solidão de uma busca desenfreada. Mas me sinto forte por ter tido coragem de tomar uma atitude, mudar de cenário pra reconstruir outro, me oferecer novas possibilidades.

Pro teu novo cantinho, o que não pode faltar? Quais as tuas inspirações e motivações pra começar uma casa do zero?
>> Azul turquesa, branco e muito garimpo. Já fiz uma lista de brechós e antiquários pra garimpar móveis e objetos – aceito donativos, hauha – taí uma atividade que não abro mão! Agora que mudei pro Rio. Não me sai da cabeça uma combinação de cores cheia de azul. Seja pela sintonia marítma, seja por uma das minhas músicas favoritas do Bowie. Só sei que assim: Blue blue eletric blue / that’s the colour of my room / whe’re I will live / BLUE, BLUE.

Qual a que é a cara da casa da Fabiane?
>> Uma casa cheia de coisas. Mas leve na sua essência.

Chiqsland CORP. UOL Mulher. Reprodução.

E fica a dica, gente: dá pra dar muitas risadas com o trabalho dela!
Quer ver a galeria completa dos cartuns do Chiqsland CORP? Olha lá no UOL Mulher clicando aqui.
Tem o blog dela também que é o máximo! Pra conferir, clique aqui.

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s