Você decidiu morar em um canto só seu e começou a sua busca desenfreada por um novo lar. Essa é a parte que começa a dissecação de sites das imobiliárias, de ver e rever todas as fotos dos imóveis, de fazer contas pra ver se o valor cabe no orçamento e tudo mais.

Depois de selecionados os pretendentes favoritos e pegar as chaves para fazer a primeira visita, obrigue-se a arrumar um tempo considerável na sua agenda, pois isso deve ser feito com calma e horas de sobra. Afinal, a casa da gente deve ser bacana o suficiente para nos ter dentro dela, certo? E para tanto, detalhes importantes deverão ser observados nessa hora. Aqui eu listei quatro deles:

162267076

Seja detalhista na primeira visita
A primeira visita deve ser eliminatória. Além de olhar se o espaço é bacana, preste atenção em pontos como manchas de infiltração, parte elétrica (afinal, chuveiro quente é dignidade), torneiras e vaso sanitários, vidros, gavetas dos cômodos da cozinha, box, pintura, varal, além de conferir se as janelas são bem vedadas e estão em bom estado. Veja também se o local é arejado, com boa circulação de ar.

Procure os serviços que a redondeza oferece
Ainda mais quando não se tem carro. Se não há padaria, supermercado, farmácia e meio de transporte por perto, é sinal que você deverá gastar dinheiro a mais com taxi para ir a esses lugares. Por isso, reavalie se for o caso.

Se gostou, visite mais de uma vez
Quando cai no seu agrado, faça um esforço e tente visitar o apartamento mais de uma vez, em horários alternados e fique por mais tempo. Confira se o barulho da rua não te incomoda durante a noite, se bate sol nos cômodos, se não tem nenhum cheiro esquisito que possa vir do encanamento e ainda olhe todos os detalhes que podem ter passado na primeira vez.

Perceba a vizinhança
Conhecer quem seriam os seus novos vizinhos é uma boa. Conheço amigas que passaram belos perrengues com os moradores da porta ao lado, que incluíram até polícia. A gente nunca sabe quando poderemos contar com a ajuda deles de alguma forma, não é? Por isso, se cruzar com algum durante a visitação, dê uma perguntadinha como quem não quer nada se os moradores do prédio são bacanas ou se o clima é meio tenso. Ainda mais quando o prédio for pequeno.

Com essas avaliações feitas, fica mais fácil chegar a uma conclusão em casos de dúvida entre imóveis. Tem mais alguma dica? Deixe aqui nos comentários! 🙂

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

6 replies on “Antes de alugar: algumas dicas importantes

  1. Hum… Mas como testar a vedação da janela? Isso meio que depende de uma chuva, não?

    Gostei muito das dicas! Vou manter nos meus favoritos…

    p.s.: já pensou em um pinterest pro blog?

    1. Oi Mariana, tudo bem?
      Pra você avaliar a vedação de uma janela, existem vários fatores que podem interferir. Entre eles, altura do prédio/janela, incidência de vento (indireta ou direta) e luminosidade com a janela fechada. Perceber o quanto de chuva passa por ela é o ideal, mas um bom teste também é fechar a veneziana e ver o quanto de luz passa. 🙂

      Beijos!!!

  2. Minha dica para conhecer como é o clima do prédio e se a rua é perigosa ou tranquila: pergunte ao porteiro. Os porteiros sabem tudo e sempre que fiz isso são sinceros.

    Mas de preferência pergunte à ele quando estiver sozinho fazendo a visita, assim o porteiro vai se sentir mais a vontade pra te dizer co honestidade todos os detalhes.

    Espero ter ajudado!
    Abço.

  3. Nossa incrível esse Blog!! Estou morando com uma amiga mais agora estou rumo ao meu próprio Ap!! Tenho encontrado otimas dicas aqui 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s