181176960

Eles deixaram as salas de aula para ganhar cantinhos especiais na casa da gente. Objetos, murais e paredes inteiras pintadas com tintas de quadro negro (ou lousa, se preferir, rs) estão em alta no mundo decor e, a cada pesquisa que se faz, percebe-se que essa tendência pode ter aplicações em muitas, mas em muitas coisas no dia a dia da casa. Vou ser bem sincera: tenho rinite alérgica e, no início, a ideia de ter o pó dos giz circulando pelos cômodos e uma possível dificuldade de limpeza da superfície me faziam espirrar só de pensar. Mas comecei a mudar de opinião quando vi que essa tendência pode ser prática e ajudar até na organização: nas listas de supermercados, de to-dos na semana, de compromissos, por exemplo.

Se você pensa em aplicar na sua casa, uma dica: faça testes com pequenos murais antes de pintar uma parede inteira. Você pode pegar uma moldura antiga (reformá-la ou não), pendurar na parede e colorir a parte de dentro. Caso não queira comprometer a parede com tintura, disponha quadros-negros em cima de estantes e prateleiras. Assim, você vai se acostumando com a ideia, até decidir se irá ou não estender a pintura para uma área maior.

Sobre a aplicação: existem, principalmente, três possibilidades: usar tinta acrílica preta fosca, contact preto fosco ou ainda as tintas especiais fabricadas pelas grandes marcas. A facilidade do contact é a facilidade de retirar, caso enjoe do efeito. Já quem usa a tinta especial tem um acabamento mais bonito em comparação com as demais.

Sobre a limpeza: com o passar do tempo (e com o escreve, apaga, escreve, apaga) é inevitável que a superfície fique com manchas esbranquiçadas. E óóóbvio que você não quer isso pra sua casa, certo? Pois então, sei de duas maneiras para acabar com isso:

  • Em um balde, junte água morna e meio copo de vinagre. Retire o excesso de giz da pintura e passe a solução com um pano claro. Vá mudando o pano, conforme ele for ficando sujo.
  • Em um recipiente, misture na proporção: 60% detergente e 40% de água. Depois de retirar o excesso de giz, passe a mistura com a ajuda de uma esponja (dessas de cozinha mesmo). Pode repetir a operação até a superfície ficar belezinha!

    Depois de tanta conversa, tá precisando de inspirações? Dá uma olhadinha aqui embaixo:

Essas fotos lindas são do Pinterest e de um site gringo chamado Houzz, que reuniu quase 1000 imagens inspiradoras dessa técnica lindona. As fotos são de casas beeem estilo americano, mas dá pra ter algumas ideias boas. 🙂

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s