DIY: Guardanapos de pano com estêncil e carimbo

Existe um mosquitinho ainda não estudado pelos cientistas que, quando pica as pessoas, dá aquela coceirinha danada de fazer um projeto rápido pra deixar algum canto da casa diferente. Aposto que muitas de vocês já foram picadas por ele e sabem bem do que eu tô falando. Bom, só sei que, enquanto não encontram um antídoto para esse efeito colateral (e espero sinceramente que não encontrem nunca!), toda vez que esse danado aparecer por aqui, vai render um post no blog.

A vítima dessa vez é a cozinha. Um DIY bem simples, bem prazeroso de fazer, que dá um upgrade nos panos de cozinha e que podem ser usados até como guardanapos. Então aperta o play pra embalar o passo a passo:

Fiz estampas diferentes usando duas técnicas: estêncil (que nada mais é do que a aplicação de tinta através de um “molde” vazado) e carimbo (improvisado com uma borracha escolar). O material:

  • tinta para tecido;
  • pincel (se tiver aqueles pincéis de esponja, melhor);
  • um guardanapo de tecido branco;
  • estêncil com o formato que quiser (aqui escolhi fazer com triângulos);
  • carimbo (pode ser os já prontos, mas como queria uma coisa mais personalizada, fiz o desenho na borracha e cortei com estilete.

IMG_1462

Aí é partir para a prática. Estenda o pano em uma superfície lisa e firme (forre o fundo com jornal para a tinta não passar). No caso do estêncil, segure-o bem com os dedos sobre o pano e dê pinceladas leves, com o pincel a 90° do pano. Assim que preencher o molde, retire o estêncil com cuidado e vá repetindo as aplicações do jeito que você quiser.

Já com o carimbo, é mais simples ainda. Basta passar a tinha na base e aplicar.

Boas dicas: para “ganhar a mão” e ter menos risco de errar no meio do trabalho, faça testes em um pedaço de pano que você não usa. Quanto mais tinta, mais forte fica a marca, mas cuidado para não lambuzar o molde demais. Se quiser um efeito “carimbado” mesmo, assim como eu, apenas passe uma leve camada de tinta.

Espere secar e pronto. Não se preocupe com a perfeição. O resultado é algo bonito, simples e até mio rústico. Mas atenção, só lave a primeira vez depois de 48h, tá?
IMG_1776
IMG_1757

IMG_1769

🙂

Anúncios