O carinho que vai além do virtual. Um papo com Lara Dias

Ela passou anos rabiscando casinhas e coqueiros na praia. Foi aperfeiçoando um dom que estava adormecido, até encontrar novas linhas, cores e ideias, e chegou em um formato de trabalho lindo. A mineira Lara Dias, 22 anos, estudante de Jornalismo em Belo Horizonte, é uma daquelas pessoas que o Instagram me apresentou e virou uma inspiração quase que diária. O que mais me chamou atenção no trabalho da Lara foi a naturalidade cheia de significado que ela transfere para o papel. Delicadeza, sutileza e carinho estão tão evidentes nos traços bonitos e nas cores aquareladas, que faz um bem enorme aos olhos.

Tanto, que ela decidiu criar um projeto chamado ‘Dedique um Cartão’, para estimular a troca de
afeto além do ambiente virtual. São cinco cartões com desenhos e mensagens originais, todos escritos à mão, que podem ser enviados em qualquer época do ano, para qualquer pessoa especial.

Captura de tela 2014-09-09 às 16.59.10

Gostei tanto, que quis conhecê-la um pouquinho. Papo rapidinho, mas cheio de amor:

A Lara é…
Eu sou uma pessoa que ama. Por mais que soe como um cliché meio cafona, é isso aí mesmo.
O que gosto de fazer: viajar, viajar, viajar, desenhar, ler, procrastinar na internet, assistir muito filme, beber vinho, fazer nada ou qualquer coisa na companhia de ótimas pessoas, colecionar abraços, entrevistar pessoas, comer – mais do que cozinhar – e claro, viajar e também viajar.
Em BH, meus cantinhos favoritos são: Praça da Liberdade, Praça do Papa, qualquer lugar com uma vista bonita pra cidade, o CCBB, o Café com Letras e o MeetMe (tem cinema ao ar livre), qualquer lugar boito com uma grama pra sentar e defintivamente, o meu quarto que é quarto, home office, studio, bagunça e cama gostosa pra dormir.

O desenho entrou na sua vida quando?
Quando eu era pequena, o momento de pegar papel e lápis de cor pra desenhar era quase um evento na minha vida! E nessa idade, a gente não tem medo de errar nem de ficar feio. Fui crescendo e vendo mais referências nesse universo das artes e do desenho e o ofeito foi meio contrário. Me dava um frio na barriga e eu tinha certeza que não tinha talento nenhum pra isso! Passei muitos anos rabiscando casinhas tortas e coqueiros na praia. Eram as duas únicas coisas que eu sabia fazer mais ou menos. A paixão mesmo surgiu quando eu me libertei de formas e realismos e comecei a fazer traços bem abstratos, curvas, linhas retas e daí fui criando coragem, de novo, para tentar ir além. E foi depois que o maravilhoso mundo da internet me mostrou portas abertas. Compartilhar com pessoas e receber algum retorno do que antes ficava escondido na minha gaveta é que me fez ter vontade de aventurar cada dia mais nos rabiscos.

E as inspirações? Lugares? Pessoas? Situações?
Minhas inspirações são o mundo ao redor. A vida é muito inspiradora! Hahaha… Silêncio nem sempre me ajuda a criar. Eu gosto do caos da cidade, do movimento das ruas e das pessoas. Música me inspira, gente me inspira e sem dúvida, a natureza inspira. Ainda não é uma realidade, mas espero um dia ter o meu cantinho sim. Um atelier, um estudio, desses que a gente vê no Pinterest e escorre uma lágrima, sabe? Hoje faço tudo no meu quarto, na mesa da sala, no banquinho da praça, na grama, almoçando em família num restaurante. Ando sempre com um moleskine e o estojo de aquarela para onde quer que eu vá. Mesmo.

E pra quem está começando um projeto novo, qual o seu recado?
Eu não me sinto tão apta a dar conselhos. Mas se a minha experiência pessoal puder servir de incentivo para alguém, ficarei feliz! O recado seria: toda vez que a gente se depara com alguma coisa que ama, que dá um nó na cabeça, que o coração grita de vontade, dá um medinho de seguir em frente. O negócio é FAZER, com medo mesmo. Acredito que uma ideia nunca merece ir pra gaveta sem dar sua contribuição ao mundo. A gente nunca sabe o que as nossas “bobagens criativas” são capazes de provocar no outro. Que seja um sorriso, já valeu a pena. E por último mas muito importante: tenha uma conta no Instagram.

Para acompanhar o trabalho da Lara e também transmitir amor em forma de cartão, siga ela no perfil do Instagram.

Imagens: Instagram @LaraDias.

Anúncios