Convenhamos que ninguém está livre de perder o sono. Eu, por exemplo, já tive fases que entrava madrugadas a dentro sem nenhum pingo de vontade de dormir. Aí acordava sempre mal e passava o dia com aquela sensação de cansaço, de peso no corpo inteiro, pescando em frente ao computador. Chegava em casa moída, deitava e estalava os olhos de novo.

É bastante comum as pessoas deitarem a cabeça no travesseiro e rodarem um filme mentalmente: pensa no trabalho, nas coisas que tem que fazer, nos problemas e pronto, o sono vai embora de uma tal forma que nem os carneirinhos conseguem ajudar. O pior: isso não tem NENHUM benefício pra gente. Pelo contrário, as noite mal dormidas, quando em grande sequência, desencadeiam uma série de problemas ao corpo e a mente.

1127864_26311624

Bom, a boa notícia é que isso tem solução. Uma série de atividades algumas horinhas antes de cair no sono profundo podem nos ajudar a evitar esse tipo de coisa. Olha, comigo elas super funcionaram e, por isso, compartilho todinhas com vocês.

Deixe o celular no silencioso
Ou então desative todos os alertas sonoros e luzes que ele pode emitir. Nada pior do que, finalmente, estar pegando no sono e ser acordada por alguma notificação (ainda mais quando é grupo no whatsapp).

Não leve o notebook pra cama
Minha mãe já dizia: cama serve para dormir, sofá para ver TV e mesa para trabalhar. Qualquer tipo de distração atrapalha, ainda mais quem sofre para se concentrar no sono.

Leia
Pra mim, o melhor dos remédios. Não é a leitura em si que provoca o sono, mas sim as condições do corpo e do ambiente (na penumbra) em que se lê. Adicionando essas condições à um exercício para a mente desligar dos problemas, como um bom livro, pronto!

Chazinho pra acalmar
Os chás também podem ajudar bastante. Aqueles com efeito calmante, como a camomila, erva cidreira, valeriana, melissa e jasmim, se tomados antes de deitar, relaxam o corpo e combatem a insônia e a ansiedade.

Cuide a alimentação
O que a gente come também interfere. Ou seja, os cuidados com a janta são essenciais para evitar a noite em claro. O ideal é ir pra cama depois de duas horas da última refeição, pois apenas depois desse período é que o processo de digestão finaliza. Assim, a possibilidade de incômodos noturnos como indigestão e pesadelos é menor. Especialistas recomendam a ingestão de bananas, semente de gergelim, aveia, arroz integral, ovo, linhaça, salmão, maracujá, folhas verdes, carne magra e amêndoa.

Fitoterápicos
Os fitoterápicos são substâncias derivadas de plantas reconhecidas por sua eficácia e usadas há milhares de anos no tratamento de determinadas doenças. Conheço muitas pessoas que tomam há anos e nunca mais tiveram problemas com o sono. Se nenhuma das opções acima te ajudarem, procure um médico, que ele pode te indicar um fitoterápico específico para o seu caso.

Agora é colocar na prática e… bons sonhzzzzzzzzzzzzzzz.

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s