Iluminação de ambientes: ideias criativas para se inspirar

Sabia que com algumas dicas de iluminação é possível transformar aquele ambiente chato ou sem graça? É só arrumar um tempinho, ver algumas ideias diferentes, colocar a criatividade para funcionar e pronto. Crie luminárias, abajures e deixe alguns espaços da sua casa personalizados do seu jeito.

01

Para quem quer começar, uma boa dica é olhar para os objetos da sua casa de forma diferente. É possível descobrir coisas incríveis. Você já pensou, por exemplo, em uma decoração com pisca-pisca? As luzes de Natal são ótimas, pois permitem várias possibilidades e deixam os ambientes ainda mais aconchegantes graças ao seu tom amarelado.

Veja algumas ideias criativas que podem inspirar a iluminação e a decoração da sua casa:

Lustres para sala
Se você quer personalizar o lustre da sala, veja que legal essa ideia, que você mesmo pode fazer:

02

É possível fazer um desses sem gastar muito. Você vai precisar de um balão grande (aqueles que a gente enche de doces em festas infantis), bocal e extensão para lâmpada, barbante, cola branca e tinta para pintar sua luminária da cor que quiser. Para fazer, encha o balão do tamanho que preferir. Umedeça o barbante (para não escorregar da bexiga), comece a dar voltas no balão e, quando terminar, cole a ponta que sobrar. Não esqueça de deixar um espaço para colocar o bocal. Depois de pronto, espalhe a cola misturada com um pouquinho de água por todo o barbante. Deixe secar por 1 hora e, depois, estoure o balão. Para finalizar, prenda o bocal com uma lâmpada na armação feita, e pronto!

Outra sugestão é fazer estruturas menores e colocar pisca-pisca. Fica muito charmoso.

03

Luminárias para cozinha

Uma ideia super prática para criar uma luminária de cozinha é usar potes de vidro. Você só precisará de uma estrutura de madeira (onde ficarão todas as saídas de luz), potes de vidro, lâmpadas e bocais com cabo mais grosso. Na hora de fazer, prenda bem os bocais na tampa do pote e organize-os em alturas diferentes. Para variar, você também pode escolher potes de tamanhos diferentes.

04

Decoração com luzes de Natal
O pisca-pisca pode ser utilizado de infinitas maneiras na decoração, seja do quarto, da sala ou da varanda. Uma ideia mais simples é criar desenhos na parede, prendendo as luzinhas com fita ou pequenos preguinhos. Alguns modelos são diferentes, em formatos de bolinhas ou com flores, por exemplo, é só escolher.

05

Para quem quer dar charme a um pequeno canto da casa, a ideia é colocar as luzinhas dentro de garrafas, que podem ser transparentes ou coloridas, para criar um efeito diferente de luz.

06

Se você quer algo para a varanda ou mesmo para a iluminação de cozinha ou de quarto, por exemplo, vale pensar no pisca-pisca pendurado, estilo varal. E aí, é preciso soltar a criatividade. Você pode fazer luminárias de diferentes formatos e com diferentes materiais:

Iluminação com copos: os modelos de papelão são ótimos, pois são mais fáceis de personalizar e não esquentam tanto quanto os de plástico.

07

Iluminação com caixinhas: você pode fazer as suas de origami ou usar caixinhas de papelão prontas.

08

Iluminação geométrica: aqui vale soltar a imaginação, pegar papel, cola e tesoura e criar diferentes formas. Uma opção é fazer em formato de balãozinho.

10

Agora que você conheceu várias ideias para iluminação de ambientes, comece a olhar os móveis e objetos que você tem de forma diferente. Aí é só preparar seu lado criativo, juntar os acessórios que precisa e pôr a mão na massa.

Este post é uma contribuição do Bondfaro para o Apartamentoterapia.

Anúncios