Estamos em tempos difíceis, não é novidade pra ninguém. Inflação a mil, tudo caro no supermercado, contas mais altas e por aí vai. O que nos resta é entrar na onda, rever nossas finanças e economizar. De verdade.

11817-NO5NMM

Lá em 2013, eu publiquei aqui no blog algumas dicas bem importantes para economizar no dia a dia. Nada impossível de ser feito, tudo tangível. Na época, resolvi postar sobre esse assunto porque passei por uma revolução na vida: estava morando em SP, ganhando não muito bem e me vi obrigada a apertar o cinto diante de um turbilhão de gastos inesperados. Acontece, é normal.

Tomei todas aquelas atitudes e deu certo. Em pouco tempo, tive uma folga no meu orçamento mensal e fui tirando a conta do vermelho. Tem que ter paciência? Tem. Tem que abrir mão de certas coisas? Sim. Mas sejamos honestas: se não estivermos dispostos a isso, não vai funcionar.

Bom, o motivo do post de hoje é o mesmo, mas hoje com uma dica nova. Esses dias, o Dani, meu namorido, me mandou o link da palestra do Carlos Wizard Martins, na qual ele falou sobre os 7 princípios-chave para realizar seus sonhos. Confesso que não tenho muita paciência para palestras motivacionais, mas preciso dizer que o cara realmente sabe o que está falando. Uma das dicas dele está sendo implementada aqui em casa e, na real, é o que quero muito dividir com vocês porque está dando certo: poupe na origem.

O que isso significa? Que você deve se autotransformar em uma despesa fixa no seu orçamento. De quanto? Você que define o valor e ele deve ser fixo, todos os meses. É o seguinte: assim que você receber seu salário bonitinho na conta, A PRIMEIRA coisa que deve fazer – antes de pagar qualquer conta – é se autopagar, ou seja, transferir o valor que definiu anteriormente para a sua poupança. Encare esse hábito como o pagamento de uma parcela do seu apartamento, ou do seu carro, ou da faculdade, enfim.

Mas por que isso? Simples: a maioria das pessoas tem dificuldade de economizar no fim do mês. Paga todas as contas, usa o que sobra (quando sobra) em outras coisas e acaba deixando para começar a poupar no mês seguinte. Aí acontece a mesma coisa no mês seguinte, e no outro, e no outro… E repito: tem que ter paciência? Tem. Tem que abrir mão de certas coisas? Sim. Mas sejamos honestas: se não estivermos dispostos a isso, não vai funcionar.

Lembrando que: essa estratégia é para médio-longo prazo. Ao menos que você tenha condições de se autopagar um valor alto por mês, óbvio.

Ah, caso vocês queiram assistir à palestra, aqui está:

🙂

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

2 replies on “Como economizar em tempos de crise?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s