Fazia tempo que eu não postava projetos inspiradores aqui no bloguinho. Mas me senti obrigada a escrever esse post depois de conhecer o trabalho da Mikaella Brandão, com o Frida Feminista. Em tempos de tanta intolerância e com o senso de urgência do empoderamento feminino, o projeto dela é daqueles que a gente repara e sente um pouco de esperança na mudança de comportamento da sociedade em relação às mulheres. Afinal, nós mulheres bem sabemos o que passamos nas ruas em outros lugares onde somos julgadas pelas nossas roupas, nosso comportamento, nossa orientação sexual, cor de pele, nosso peso. Todas nós estamos cansadas de ouvir que “isso não é coisa pra mulher”, “também, viu o tamanho da saia dela?” ou então um “se não acha que tá gordinha pra usar isso?”.

Vi no snapchat de uma amiga minha um lambe-lambe que dizia:

Foto: Barbara Savazzoni
Foto: Barbara Savazzoni

Pesquisei a @ no instagram e me dei de cara com o @fridafeminista. E queria muito conhecer um pouco mais desse trabalho lindo, que busca abrir os olhos das mulheres que se sentem inferiorizadas diante de uma sociedade extremamente machista e cheia de tabus ultrapassados. Quem mora em SP certamente já viu algum dos lambe-lambes que a Mikaella cria, todos com mensagens para fortalecer e massagear nossa autoestima. Pra entender o projeto, conversei com ela rapidinho. Vem ver:

Como surgiu a ideia de criar esse projeto? Veio de alguma experiência sua ou de alguém que conheça?
Sempre fui envolvida com arte de rua, e tenho em mim um desejo enorme de participar da cidade. Comecei a me envolver com as questões do feminismo e percebi que o movimento me ajudou muito em diversos momentos da minha vida, e senti a necessidade de passar as mensagens que me ajudaram pra outras mulheres. Então liguei os pontos: arte de rua e feminismo, já que a rua é o lugar mais democrático para veicular a arte. O lambe-lambe é dinâmico e barato, e é um jeito legal de espalhar a minha voz para um número maior de mulheres.

12188719_1290003211014985_451290210_n

Qual é o principal objetivo do Frida Feminista?
O objetivo da iniciativa é passar os sentimentos de sororidade e empoderamento. Muitas vezes as mulheres, ao andarem pelas ruas da cidade, sentem que não estão no seu lugar, principalmente quando estão sozinhas. Qualquer caminhada vira sinônimo de desconforto, medo e insegurança. A ideia é que quando uma mulher caminhar pelas ruas da cidade e encontrar um lambe-lambe com uma mensagem positiva e empoderadora, ela se sinta acolhida, abraçada e mais confortável em ocupar os espaços públicos

Por que escolheste a Frida para ser a cara do projeto?
Sempre tive uma conexão muito forte com a Frida, tanto pela sua imagem de força e resistência, quanto pela sua relação com suas artistas contemporâneas. A arte dos lambes, que é uma ilustra da Frida, eu desenvolvi pelo meu Estúdio (Estúdio Sinestesia) e inicialmente vendia como quadrinhos. A ilustração fez sucesso, e como devo tanto da minha luta à minha querida Fridinha, nada mais justo do que ela ser a porta-voz do meu projeto.

Tem planos de expandir o projeto para outras cidades ou alguma outra forma de estender essa conversa com as mulheres?
O projeto vai comigo para onde eu for, então toda vez que viajo levo lambes e adesivinhos pra espalhar por aí. Além disso, eu e a Ryane Leão do projeto Onde Jazz meu Coração, damos oficinas de lambe-lambe para mulheres. Nosso projeto chama Se Essa Rua Fosse Nossa, e temos feito oficinas desde janeiro desse ano, passando até pelo Sesc Pompéia em julho/agosto. Sempre divulgamos as oficinas em nossas páginas, então, pra quem se interessar, vem somar com a gente <3.

É ou não é inspirador?

sem-titulo

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s