Uma das grandes dúvidas que chegam pra mim por e-mail é como se monta uma paleta de cores para algum ambiente da casa. E eu me familiarizo com isso porque muito já busquei referências para entender como poderia decorar algum cômodo da casa sem parecer sem graça ou um carnaval de cores. Tem pessoas que gostam de amarelo, azul, vermelho e preto, por exemplo, e querem usar essas cores na composição do ambiente, mas só não sabem como. Essa linha entre o pouco e o muito é tênue, mas não é difícil de encontrar o equilíbrio. Por isso, decidi montar uma espécie de manual rapidex sobre como escolher a paleta de cores para a sua casa sem ter chance de erro.

Primeiro, uma pergunta: você quer criar uma paleta de cores baseada no que você já tem em casa ou quer começar do zero?

De acordo com a designer de interiores Carolina Martinotto, no primeiro caso, a receita é simples: separe por cor os elementos, como taças, vasos, adornos, almofadas, quadros e tapetes. Tire uma foto de cada grupo de objetos em um fundo branco, imprima e desenhe quadrados com as cores que você gosta e acha que combina com o tom dos objetos. Ali você terá uma grande noção da composição que pode fazer.

– Caso não queira fazer esse processo, a pessoa pode usar o circulo cromático. Por ele, conseguimos ter mais facilidade de combinar as cores, conforme fique agradável ao olhar – diz Carolina.

bigstockphoto_color_wheel_-_light_3001062
O famoso círculo cromático

Além disso, os revestimentos usados também devem ser levados em consideração: escolhas entre madeira, pedra ou papel de parede, por exemplo, podem ser fundamentais para nortear as cores.

– Se eu tenho uma sala pequena com piso laminado amadeirado, móveis escuros e quero deixar o ambiente mais vivo e menos escuro, podemos trocar as almofadas por tons claros e mais intensos, com a mesma cor em estampas diferentes. O tapete pode ser neutro ou tom sobre tom. Já as paredes em tons pastéis, se encaixam muito bem nos ambientes fechados porque permite neutralizar e ampliar o espaço – explica.

No segundo caso, quando a pessoa estiver fazendo reforma ou montando o apê pela primeira e precisa criar a paleta do zero, a dica da designer é reunir referências de ambientes e tirar de cada uma delas uma cor. A partir disso, entra em cena o círculo cromático para ajudar a formar uma paleta harmoniosa. Alguns exemplos:

Elle Decor
Elle Decor
southern living house plans
southern living house plans
Style At Home
Style At Home

Ok, entendido isso, vem a pergunta: existe limite de cores para um único ambiente? Carolina diz que sim.

– Você pode montar uma paleta com cinco cores, dependendo do espaço. Se o ambiente for grande, podemos até aumentar a paleta, cuidando para não poluir visualmente. Se o ambiente for pequeno, duas, três ou até quatro cores.

Para saber se existe harmonia entre as cores que você gosta, basta consultar o círculo cromático. Eu, no início, olhava pra ele e via um grande ponto de interrogação. Mas para entendê-lo, basta saber que :

as cores primárias são o amarelo, vermelho e azul
as cores secundárias e terciárias são as variações dos tons e desdobramento das cores primárias.

Além disso, ele está dividido em cores quentes e frias. As quentes são rosas, laranjas, amarelos, vermelhos, enquanto as frias são azuis, roxos e verdes. Branco, preto e cinza são consideradas cores neutras e pode servir como base para fazer diferentes combinações.

Carolina nos mostra algumas combinações técnicas que podem ser muito usadas em casos de dúvidas:

designdeinteriores.com
designdeinteriores.com

– Combinação monocromática:
Você pode usar tonalidades dentro da mesma cor, podendo acrescentar tons neutros, como preto, cinza ou branco em estampas diferentes. A combinação monocromática apresenta contraste e não é tão vibrante.

4a02b6c7994d4ffa0c5c79c09de07505

– Combinação análoga:
Quando utilizadas as cores primárias e outras duas cores ao lado, na sequência do circulo cromático, temos a combinação análoga. Uma cor representa a combinação, enquanto as outras alegram e trazem elegância. Cuidado para não usar muitas cores nesta combinação para não destruir á harmonia.

sala-rosa

– Combinação complementar:
A combinação complementar acontece quando combinamos duas cores opostas no circulo cromático. Nesse processo sim, podemos misturar cores frias e quentes. Essa combinação chama muita atenção, por isso é bom destacarmos uma cor dominante e utilizar a outra para os detalhes.

Suvinil
Suvinil

– Combinação tríade:
A combinação de três cores com a mesma distância entre si forma a tríade. O efeito visual da combinação tríade é moderno e bem diferente. Cheia de contrastes, mas sem perder o equilíbrio e o requinte das cores.

almofadas-decoracao-13

Viram como fica muito mais fácil? Êta círculo cromático milagroso esse!

Se tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários! ❤

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

One thought on “Saiba como escolher a paleta de cores para a sua casa

  1. Amei! Post super completo!
    Realmente a escolha das cores é um dos fatores mais importantes para um ambiente harmonioso.
    Amei! 😍 Tenho alguns posts sobre esse assunto, se quiser dá uma passadinha lá no blog ! 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s