Saiba como combinar almofadas com o seu sofá

Quando se pensa em renovar os ares da sua sala de estar, existem alguns truques para mudar as cores sem gastar muito dinheiro com isso. As almofadas são bem democráticas e uma santa ajuda, já que trocar o sofá toda vez que você pensa em mudar o estilo do ambiente seria bem inviável, né? Uma das grandes dúvidas da humanidade é como criar combinações harmoniosas e bonitas de almofadas para dar aquele up. Para entender como não ter erro nessa hora, algumas perguntinhas são fundamentais:

Qual a cor do seu sofá?

Essa é a primeira pergunta que você deve responder. Caso o seu seja liso, você tem liberdade total para investir em almofadas com todos os tipos de estampas. Nas cores neutras, a possibilidade de cores é imensa. Nas cores mais abertas e intensas, a dica é investir nas almofadas neutras para ter equilíbrio. Agora, se o seu sofá for estampado, ligue o alerta: aqui as almofadas lisas são bem mais indicadas para evitar o famoso carnaval exagerado.

Devo seguir a paleta de cores do ambiente em questão?

Não necessariamente. Se a sua sala for predominantemente branca, cinza e preta, por exemplo, as almofadas de outras cores podem ser o ponto focal do ambiente, quebrando a seriedade e dando um toque de cor. Agora, se quiser um ambiente todinho dentro de uma mesma paleta de cores, aí pode optar por estampas e modelos dentro das cores que você tem aí. São propostas diferentes que dependem muito do gosto pessoal, mas que funcionam muito bem.

Como escolher as cores?

Lembram do círculo cromático que falamos nesse post aqui? Então, ele é fundamental para abrir caminhos e ideias e vai te nortear para escolher as cores. Você pode optar por combinações análogas, complementares… tudo depende do seu gosto.

Foto: Revista Casa e Jardim

E o tamanho?

Aqui você deve voltar a olhar o seu sofá, mas desta vez para observar o tamanho do encosto dele. Sofás com encostos mais altos, podem receber almofadas maiores. Para os de encosto menor, prefira os modelos menores (a não ser que a almofada ganhe a tarefa de encosto).

Foto: Casa Vogue

Posso misturar estampas?

Pode. Deve. Mas para não cair no exagero, escolha estampas que tenham algum elemento em comum: pode ser a cor de fundo, o estilo, a mesma estampa com tons diferentes, por exemplo. Os estilos também podem ser misturados: florais funcionam muito bem com listras e geométricos. Os étnicos com os minimalistas e por aí vai!

Qual o estilo devo escolher?

Aqui entra uma questão bem pessoal mesmo e não há nenhum tipo de regra. As almofadas minimalistas, por exemplo, são bem indicadas para quem gosta de sofisticação e leveza. As geométricas fazem o estilo mais moderno, as florais são mais românticas, as boho chic mais rústicas.

Foto: Marina Orsi

Truque de mestre

Na dúvida se a sua composição ficou pesada demais, aposte nas almofadas lisas nas cores que estejam presente nas estampadas das outras. Elas suavizam a combinação, deixando o ambiente muito mais equilibrado.

Dicas anotadas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! ❤

Anúncios