Elegância e sobriedade são, definitivamente, dois atributos do preto em qualquer lugar que ele seja usado. Na decoração não é diferente. A cor, que muitos têm receio de usar e pesar o ambiente, tem alguns truques, mas todos muito fáceis de entender. Sim, porque além de tudo, o preto é versátil: seja nos detalhes ou na base da sua decoração, ele certamente vai deixar a sua casa charmosa e muito atraente.
Comece aos pouquinhos.
Na dúvida, vá aderindo ao preto aos poucos. Primeiro pinte uma parede, vá colocando alguns itens de decoração e por aí vai. Assim você tem tempo de absorver a mudança (drástica ou não), vai se acostumando e pensando se o ambiente precisa de mais ou de menos contraste.
O preto é democrático.
Sim, ele combina com todas as outras cores. A combinação mais certeira é aquela tiver mais a ver com a sua personalidade e com o que você quer para o ambiente. O clássico preto e branco é um curinga eterno, não tem erro e pode ser um bom ponto de partida. E além de democrático, ainda é modesto: ele enfatiza toda e qualquer cor clara que seja usada junto.
Não há ambiente contra-indicado.
A personalidade de cada um é que vai indicar aonde a cor deve ser usada: na cozinha, banheiros, sala e até no quarto. O que vai diferenciar uma sala preta clássica de uma sala preta intimista, por exemplo, são unicamente os móveis que você escolher (porque a cor por si só fica ali prontinha pra abraçar a maioria dos estilos de decoração).
Bom para os detalhes.
A cor não faz questão de ser protagonista no ambiente. Por isso, pode ser usada como coadjuvante nos detalhes, que ainda assim confere elegância e sofisticação. As paredes do seu quarto podem ser todas brancas, mas se a roupa de cama for preta, por exemplo, vai sentir a maior diferença na sensação de aconchego.
❤ ❤ ❤