Com a tendência dos apartamentos compactos, otimizar os espaços se faz necessário para ter conforto e mobilidade dentro de casa. Um exemplo ótimo disso posto em prática é o que fez a blogueira Geneva Vanderzeil, do blog A Pair & A Spare.
How-to-make-your-small-space-feel-bigger-778x542@2x

Morando em Hong Kong, onde os apês pequenos são quase um estilo de vida, ela viu a oportunidade de colocar em prática vários truques simples, mas que fazem a casa parecer maior, sem muito gasto de tempo e dinheiro.

Ao lado do sofá, o canto ganhou mais uma possibilidade de assento com uma poltrona, um espelho (que a gente já sabe que faz o truque perfeito para ampliar o espaço) e um verdinho pra humanizar ainda mais a decoração.

Além disso, as paredes foram pintadas de branco, que dá a nítida sensação de amplitude.

Para explicar melhor tudo o que ela fez para conseguir o efeito que queria, Geneva listou sete passos:

1. Seja estratégico na escolha dos móveis

A primeira coisa que deve fazer é escolher qual o móvel-chave você precisa para o ambiente. É importante pensar na funcionalidade nesse caso. Depois de entender esse ponto, Geneva diz que é útil fazer uma lista do que você gostaria de ter no ambiente e  decidir o que é essencial e o que não é. Na maioria das vezes, é melhor optar por poucos móveis em um espaço pequeno. Então, embora uma mesa de centro estivesse nos planos dela, ela conseguiu perceber que seria mais um fardo do que um benefício. Em vez disso, optou por uma pequena mesa lateral de madeira, que atua como uma mesa de café sem o uso do espaço. E, em vez de uma grande espreguiçadeira, optou por uma pequena cadeira de ratan.

2. Use espelhos para abrir espaços

Uma dica que a gente já conhece bem e que foi usada com muita inteligência por ela. A adição de um espelho encostado à parede mudou completamente a sala de estar, injetando luz e uma sensação de espaço onde anteriormente, segundo ela, não havia nenhum. Vale a pena desistir do espaço da parede para isso, mas Geneva diz que, se o seu espaço na parede é limitado, escolha colocar um espelho acima do seu sofá.

3. Escolha uma paleta de cores neutra como base para o local

Outra dica que a gente já deu aqui no blog, mas que sempre vale a pena lembrar. Em ambientes menores, você tem menos espaço para experimentar uma variedade de cores. Então comece com uma base leve ou neutra – para este espaço ela foi de base branca e azul-marinho. Um tapete de cor clara iluminou o espaço.

4. Adicione pingos de cor

Só porque o espaço é pequeno, não significa que você tenha que deixar de experimentar cores. Para este espaço, ela adicionou tons de rosa e amarelo mostarda nas almofadas. Itens simples podem ser responsáveis por esse toque colorido para quebrar a sobriedade, mudando de forma rápida e fácil a decoração.

5. Adicione textura

A textura é outro elemento que ajuda a dar a sua personalidade para o ambiente e imprimem bem a forma como você se sente confortável. Nesse caso, cestas e mantas foram uma ótima maneira de dar textura sem ocupar muito espaço. Dessa forma, além de serem funcionais, eles fazem toda a diferença na composição da decor.

6. Use as paredes

Prateleiras e estantes aéreas são excelentes ideias quando o ambiente é compacto. No caso da Geneva, ela adicionou prateleiras penduradas com faixas de couro para dar um toque mais moderno sem ocupar muito espaço. Outra dica que ela dá é para quem tem apê pequeno, mas com pé-direito alto: use itens suspensos, como lanternas ou plantas para destacar o alto dos tetos. Se puder, pinte o teto com uma cor mais clara do que as paredes, pois isso ajudará a realçar a altura.
How-to-make-your-small-space-feel-bigger-8-778x1167

7. Traga a decoração externa para dentro

Calma, não se trata se abarrotar a sua sala com mesas e cadeiras. O que Geneva quis dizer é que usar uma decoração natural com plantas e velas, por exemplo, dão a sensação de ar livre, mesmo que você tenha zero espaço real ao ar livre. Nesses casos, escolha plantas verticais que não tenham folhagem muito abertas.
How-to-make-your-small-space-feel-bigger-9-778x1166

Dicas que valem ouro e que adoro ver implementadas!

Fotos: A Pare & A Spare

Posted by:Giovanna Delfini

Jornalista, gaúcha, gremista, curiosa, teimosa, exagerada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s